quinta-feira, 27 de agosto de 2009

100 anos de efeitos especiais em 5 min

Acho que uma das coisas que eu mais gosto de fazer depois de sexo e video game é assistir a um bom filme. Tenho um gosto um pouco peculiar pra cinema. Por exemplo, eu prefiro assistir Coronel Cabelinho VS Grajaú Soldiaz, da Pepa Filmes, do que qualquer vencedor de Oscar. Mas isso não vem ao caso.

Este video mostra a evolução dos efeitos especiais em diversos filmes desde o clássico The Enchanted Drawing (1900) de Stuart Blackton, pasando por Star Wars (1977) e Tron (1982), até O Curioso caso de Benjamin Button (2008). Vale a pena parar 5 min e adimirar.



Crasse A.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Stop Motion + 8 Bits

Ta ai uma coisa que me agradou em dobro. Um video em stop-motion mostrando o mundo nostalgico dos games em 8-Bits. Os caras devem ter juntado as peças de lego do bairro inteiro pra fazer o filme. Criado por Tomas Redigh e Daniel Larsson, o projeto demorou 1500 horas para ficar pronto.


Via Fubiz.

ps: acho a parte do pong eu achei sen-sa-cio-nal.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fake da banana ouro

Sempre gostei de Futebol Americano mas não sou de acompanhar os jogos. Quando eu morava no RJ eu cheguei a jogar por algum tempo com alguns colegas na praia da barra. A gente treinava várias jogadas, mas uma jogada como essa eu nunca vi.


Como meus amigos diriam, foi o "fake da banana ouro". Muito show!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DESIGN | Pepsi vs. Coca-Cola

A algumas semanas um quadro comparativo vem rodando a internet causando alvoroço entre designer, publicitários, profissionais de mkt e propaganda, inclusive alguns blogs que leio e respeito. A imagem mostra uma linha do tempo comparando a evolução da marca da Pepsi e da Coca-Cola desde o surgimento do produto, no final do século 19, até os dias de hoje. O problema todo é que este quadro mostra apenas as mudanças que a marca da Pepsi sofreu ao longo do século e compara com uma suposta linearidade da marca da Coca-Cola. Alguns blogs postaram coisas como "Porque a Coca-Cola ganhou da Pepsi nos últimos 100 anos" ou "Seu logotipo não é sua marca". Porém, o quadro comparativo correto seria este, criado pelo site Brand New:


Não há como negar que a Coca-Cola tem uma fatia muito maior do mercado que a Pepsi, porém não podemos esquecer de que é formada uma identidade visual; um nome (marca, tipo) somado ou não a um desenho, uma imagem ou forma (logo). Daí o nome logotipo, logomarca. O blog Brand New postou uma matéria esclarecendo a real evolução e como tudo aconteceu.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DESIGN | Dia dos Pais

A alguns dias atrás eu comecei a criar um trabalho para o dia dos pais. A mensagem levaria o nome dos filhos do colaboradores aqui da empresa, utilizando diferentes tipografias, formando a palavra pai. Pois bem, não deu muito certo. Os nomes acabaram ficando muito diferentes e logo imaginei que algum pai ficaria com ciúmes por causa do formato de um ou de outro.

A idéia mudou um pouco, mas não por completo. Os nomes foram organizados com a mesma tipografia, alinhados e formaram a palavra PAI. Na parte de baixo e procurei trabalhar com silhuetas para dar um ar mais genérico aos personagens. E tá ai o resultado.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Call Center da Veja

Este texto foi originalmente postado no blog Na Correria (preciso incluir os caras na minha lista de leitura) mas vale pra mim também.

Obs: Fiz algumas alterações pois o fato não ocorreu comigo.

No exato momento em que um blogueiro buscava algumas referências para fazer um post sobre jornais, mídia impressa e jornalistas, eis que o telefone toca e é uma moça simpática, chamada Patrícia, querendo vender uma assinatura da revista Veja:

Patrícia: Bom dia senhor Vitor, temos aqui no nosso cadastro que você parou de assinar nossa revista (isso foi tipo, 5 anos atrás) e gostaríamos de te oferecer um desconto de 40% na assinatura por dois anos.

Blogueiro: Muito obrigado, mas não tenho mais interesse e foi por isso que eu cancelei a assinatura anos atrás.

Patrícia: Mas senhor, , porque você cancelou a assinatura?

Blogueiro (já levemente puto): Hoje eu leio tudo na Internet.

Patrícia: Aaahh… senhor, mas você sabe que a Internet só da flashes do que está acontecendo, enquanto a Veja te fornece o conteúdo editorial completo!

Blogueiro (morrendo de rir): A senhora conhece a Internet?

Patrícia (visivelmente irritada): Obrigado pela atenção, senhor.

Ele não resistiu e ririu na cara da menina. Foi até meio mal educado, mas a culpa não é dela.


Se você quer vender uma revista hoje em dia, pelo menos use argumentos plausíveis, entenda o papel do seu produto no mercado atual e treine seu call center para isso.

Postado oginalmente por Vitor Peçanha no blog Na Correria.