A algumas semanas um
quadro comparativo vem rodando a internet causando alvoroço entre designer, publicitários, profissionais de mkt e propaganda, inclusive alguns blogs que leio e respeito. A imagem mostra uma linha do tempo comparando a evolução da marca da Pepsi e da Coca-Cola desde o surgimento do produto, no final do século 19, até os dias de hoje. O problema todo é que este quadro mostra apenas as mudanças que a marca da Pepsi sofreu ao longo do século e compara com uma suposta linearidade da marca da Coca-Cola. Alguns blogs postaram coisas como "
Porque a Coca-Cola ganhou da Pepsi nos últimos 100 anos" ou "
Seu logotipo não é sua marca". Porém, o quadro comparativo correto seria este, criado pelo site
Brand New:

Não há como negar que a Coca-Cola tem uma fatia muito maior do mercado que a Pepsi, porém não podemos esquecer de que é formada uma identidade visual; um nome (marca, tipo) somado ou não a um desenho, uma imagem ou forma (logo). Daí o nome logotipo, logomarca. O blog
Brand New postou uma matéria esclarecendo a real evolução e como tudo aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário